Evento Lawtech Conference e os negócios que estão revolucionando o mundo do Direito

Por: Cabanellos Advocacia em 16 de 10 de 2017

Na última terça-feira, foi realizada em São Paulo a Lawtech Conference, que teve como propósito discutir a forma como as startups estão transformando o universo jurídico no Brasil e no mundo.

Como não poderia ser diferente, o evento em nada lembrou aquelas tradicionais conferências de temas atrelados ao mundo jurídico. Pelo contrário! Desde o palco, passando pelo vídeo de abertura e apresentadores/palestrantes, foi possível ver que estávamos diante de algo diferente do que os aplicadores do direito estão acostumados.

No palco, foram discutidos diversos assuntos atualíssimos. Tivemos uma inspiradora palestra sobre a nova economia que estamos vivendo e a assustadora velocidade e intensidade com que os negócios estão sendo afetados, outra, que abordou a forma como um grande e tradicional escritório de advocacia está se transformando para melhor se comunicar com essas empresas que estão impactando de forma tão profunda os mais diversos setores da economia.

Também foi apresentado o atual cenário brasileiro de lawtechs e realizadas três rodadas de apresentação de diversas empresas que estão desenvolvendo tecnologias voltadas ao mundo jurídico, para melhorar a experiência dos seus usuários. Foram realizados pitches de empresas com tecnologias que vão desde a automação de documentos, gestão de processos e contratos, utilização de inteligência artificial para realização de pesquisas e leitura de dados, até resolução online de conflitos e novas formas de relacionamento entre escritórios de advocacia e startups.

Além disso, após excelentes abordagens sobre o inquietante mundo das startups e a aproximação cada vez maior de grandes empresas com elas, foi apresentado um painel “Corporate”, que demonstrou como jurídicos internos de empresas estão se adaptando às novas realidades e quebrando paradigmas históricos nas suas corporações, trazendo os cases da Localiza e Netshoes.

Por fim, foram apresentados dois casos de lawtechs de grande sucesso. A JusBrasil, que detém a maior plataforma jurídica do mundo, e a Docusign, que é a primeira Lawtech unicórnio, avaliada em mais de R$ 1 bilhão!

Ao longo das apresentações, foi muitas vezes abordado que todas essas mudanças realmente estão acontecendo e de forma exponencial, mas que, ao contrário do que muitos temem, isso tudo não pode ser visto como uma ameaça, mas sim um campo enorme de oportunidades. Além disso, todas essas tecnologias que estão revolucionando o meio jurídico servem, também, para repensarmos como podemos inovar em nossa atividade como advogados.

Sem duvida alguma, foi um dia excelente para oxigenar ideias, ter excelentes insights e inspirar todos que estiveram lá presentes!

Por Roberto Xavier Lopes, sócio do Cabanellos Advocacia, responsável pela área de Contratos Empresariais.