Cabanellos Advocacia no lançamento da AB2L e Legal Hackers POA

Por: Cabanellos Advocacia em 09 de 05 de 2018

As evoluções do mundo passam pelo Direito, e o Cabanellos Advocacia se integra a este processo, articulando e incentivando ideias que qualifiquem a prática jurídica e a visão do ambiente de negócios.

Um bom exemplo desta integração é a participação em iniciativas como o evento “Ativação de Capítulos”, que acontece dia 10 de maio na Fundação Iberê Camargo, às 17 horas, em Porto Alegre (RS), através da participação de seus sócios nas instituições e como um dos principais patrocinadores.

Neste encontro, haverá o lançamento da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) e do Legal Hackers POA. Uma oportunidade para conhecer as propostas dessas instituições, com a presença de Erik Fontenele Nybø, vice-presidente da AB2L, co-fundador da EDEVO e Legal Hackers SP, coordenador e professor da INSPER, e Vitor Palmela, diretor da INVENTA Internacional e professor da Universidade de Lisboa.

Temas como blockchain, inteligência artificial, big data, legal market place estarão na pauta do evento, que tem apoio institucional do Ministério Público do Rio Grande do Sul, da Prefeitura de Porto Alegre, da Tecnopuc, da Câmara Americana de Comércio e da Organização Anjos do Brasil. Entre os organizadores estão os sócios do escritório Roberto Xavier Lopes e Marcelo Bertuol.

O Legal Hackers POA é um braço no Brasil do movimento Legal Hackers, iniciado em 2012, em Nova Iorque, formado por juristas, empresários, acadêmicos, agente públicos e especialistas na área da tecnologia que se juntaram para pressionar o Congresso Norte-Americano a rejeitar algumas propostas legislativas que ameaçavam a liberdade na Internet. A partir de então, esse grupo, que já conta hoje com mais de 80 capítulos no mundo, começou a promover encontros para debater os pontos de interseção entre o Direito e a Tecnologia, contribuindo, em cada uma das cidades sede, para a construção de um ecossistema mais favorável à tecnologia e à inovação.

A AB2L foi criada por diversas lawtechs e legaltechs — empresas de tecnologia focadas no mercado jurídico – com o objetivo de criar um espaço de diálogo entre as empresas de tecnologia e os profissionais do direito, incentivando boas práticas e contribuindo com esse momento de grandes transformações tecnológicas. Entre suas iniciativas recentes, reuniu, em abril, agentes do ecossistema jurídico brasileiro com objetivo de conhecer e criar pontes com organizações referências em inovação, no Vale do Silício, na Califórnia. Os sócios do Cabanellos Advocacia, Roberto Xavier Lopes e Gabriel Lopes Moreira, participaram da missão e compartilharam suas experiências em relatos e vídeos que você acessa aqui.