Sócio do Cabanellos inicia, em Paris, pesquisas na faculdade de Direito da Sciences Po

Por: Cabanellos Advocacia em 10 de 01 de 2020

Em julho de 2019, o advogado José Augusto Medeiros, sócio do Cabanellos Advocacia e Doutorando em Direito Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP), após um processo seletivo da Sciences Po Law School, recebeu o convite para uma temporada de pesquisas em Paris, com início neste mês de janeiro de 2020.

A faculdade de Direito da Sciences Po (SPLS) faz parte do Instituto de Estudos Políticos de Paris (IEP), também conhecido como École Libre des Sciences Politiques – ou somente Sciences Po.

Fundada em 1872 com o objetivo de educar a elite francesa, a Sciences Po é uma instituição histórica. Atualmente, ela está entre as mais prestigiadas e atraentes “grandes écoles” francesas, destacando-se como um dos mais renomados e fecundos centros de estudo superior da Europa e do mundo.

A instituição tem como objetivo formar e treinar profissionais para que tomem decisões visionárias, pragmáticas e com foco no desenvolvimento e na transformação da sociedade em que vivem. Para isso, oferece treinamento intelectual ancorado em cinco disciplinas das ciências sociais: Economia, História, Sociologia, Ciência Política e Direito.

Especificamente no campo do Direito, a Sciences Po propõe educar profissionais para que eles consigam se envolver num mundo em constante mudança. Além disso, a instituição prima por uma formação jurídico-profissional compatível com o mundo dos negócios e de regulação econômica abundante.

De acordo com Medeiros, ingressar na Sciences Po foi uma escolha muito consciente. “Estudando aqui, além de estar em contato com professores e pesquisadores de diversas partes do mundo e vindos das mais renomadas faculdades de Direito, também posso presenciar o contexto dos grandes centros de decisões econômicas referentes à minha área de pesquisa – como a OECD, por exemplo. O fato da Sciences Po ter uma matriz curricular que aproxima o Direito Econômico de outras áreas, como a proteção de dados, a arbitragem e o compliance, igualmente contribuiu para a minha escolha”.

No link a seguir, é possível acompanhar a pesquisa que o advogado desenvolve junto à Faculdade de Direito do Largo do São Francisco (FD-USP) e, agora, à Sciences Po: https://www.sciencespo.fr/ecole-de-droit/fr/actualites/jose-augusto-medeiros.html