Visita a organizações na Alemanha que estão mudando o cenário de negócios

Por: Cabanellos Advocacia em 12 de 07 de 2018

Em junho, Roberto Xavier Lopes, sócio do Cabanellos Advocacia, visitou algumas organizações inspiradoras na Alemanha e que servem como boas referências quando o assunto é modelo de negócio, criatividade, co-criação, empreendedorismo, incubadora de projetos e ideias, novos mindsets.

Para falar sobre esses ambientes inovadores, Roberto destacou aspectos que valem a experiência de conhecer pessoalmente, pois dão a dimensão sobre como essas organizações se movimentam e entregam produtos, serviços e soluções que estão mudando a nova economia a todo instante.

 

Volkswagen – Dresden

“Cada vez mais, grandes empresas têm investido na criação de espaços de desenvolvimento de inovação para melhorar os seus negócios. No setor automobilístico isso já é uma realidade e nessa semana pude ver isso de perto na fábrica da Volkswagen em Dresden, Alemanha. A empresa possui um programa de incubação, com foco em projetos voltados para mobilidade – Volkswagen Future Mobility Incubator – que abre espaço para 6 startups, por períodos de 6 meses. O programa disponibiliza mentoria de diversos profissionais; um espaço para trabalhar dentro da incrível fábrica em Dresden; conexões com pesquisadores, desenvolvedores e tomadores de decisão da Volkswagen e toda a infraestrutura necessária para os empreendedores implementarem suas ideias.”

“Hoje o programa conta com startups que desenvolvem projetos para melhorar a eficiência e autonomia de carros elétricos e a trafegabilidade dos carros autônomos; para ampliar a infraestrutura de carregadores dos carros elétricos, reduzindo o custo e o esforço que existem hoje na instalação dos pontos de carregamento; assim como para desenvolver novos conceitos de compartilhamento de veículos. O conceito é que os empreendedores incubados foquem nas suas ideias e no core dos seus negócios, deixando todo o resto para a VW.”

 

 

Center for Digital and Technology & Management –  Munique 

“Um lugar incrível e que foca em inovação, desenvolvimento de produtos e empreendedorismo, disponibilizando um espaço para manter aqueles estudantes com ideais criativas, grande motivação e mindset empreendedor no país, onde oferecem ferramentas para que eles possam colocar em prática suas ideias.”

“Pesquisa recente da Delloite apontou uma mudança significativa na dinâmica do mercado de trabalho alemão. Embora a mobilidade seja uma característica marcante na União Europeia, tradicionalmente poucos alemães exerceram essa opção de encontrar um emprego fora. Porém, essa realidade está mudando na nova geração. Estudantes de áreas importantes como ciência, tecnologia, engenharia e matemática estão pretendendo sair. O estudo demonstra que 89% dos 860 estudantes entrevistados desejam sair da Alemanha, quando completarem seus estudos, e 56% ficariam felizes em se mudar mesmo em oportunidades de longo prazo. É uma má noticia para o país, que sempre foi atrativo, dinâmico e com forte base tecnológica.”

 

Plug and Play – Berlim

“Fui recebido pelo Andy, que me mostrou o espaço deles e contou um pouco sobre o que estão fazendo por aqui, com foco muito grande em projetos voltados para energia e sustentabilidade. Mas tão legal quanto essa visita foi conhecer o espaço do coworking Mindspace! Um lugar incrível, muito inspirador e que oferece um ambiente para criação espetacular! “

 

 

“Volto para o Brasil pensando que devemos desenvolver cada vez mais espaços criativos voltados para fomentar o empreendedorismo, sejam esses espaços criados dentro de pequenas, médias ou grandes empresas, para que elas sejam mais criativas, se adaptem às novas tecnologias e procurem inovar, sejam esses espaços criados para receber empreendedores que queiram movimentar o ecossistema de inovação. Com a criação continua de ambientes assim podemos pensar em deixar de ser um país somente muito empreendedor, mas também cada vez mais inovador!”