cidadania
11 dez - 2024

Reveladas as práticas vencedoras do 21º Prêmio Innovare

De Brasília, com transmissão ao vivo pelo YouTube, o 21º Prêmio Innovare aconteceu na manhã do dia 11 de dezembro, direto do Supremo Tribunal Federal – STF.

Como sempre, um evento que não apenas reconhece iniciativas que colaboram para aperfeiçoar a justiça brasileira, mas também traz emoções, e ainda conta com a presença da comissão julgadora, magistrados e consultores da premiação. Prova disso foram os vídeos com relatos e depoimentos de cidadãos beneficiados pelas práticas implementadas, revelando o quanto o aprimoramento da justiça por meio desses programas pode trazer uma nova realidade para muitas pessoas.

E o Cabanellos Advocacia, um dos escritórios parceiros do Instituto Innovare e que colabora de forma voluntária como consultor, visitando e avaliando as práticas inscritas nos estados do Rio Grande do Sul e do Paraná, novamente marcou presença por meio dos sócios e também consultores/avaliadores do Prêmio Innovare, Marcelo Bertuol e Paulo Fadel.

Nesta edição de 2024, concorreram 732 práticas inscritas em todos os estados brasileiros.
A cerimônia de premiação iniciou com a apresentação de um filme sobre as iniciativas do próprio STF alinhadas com a temática do ano de 2024 – Meio Ambiente e Sustentabilidade – com os programas STF Carbono Zero e STF + Sustentável.

O evento também dedicou uma homenagem a uma das personalidades da comunicação no Brasil, o publicitário Octávio Frioli Florisbal, entusiasta e jurado do Prêmio Innovare por quase uma década, falecido este ano.

Ainda, na programação da cerimônia, foi apresentado um filme sobre o Festival Negritudes Globo, em São Paulo, promovido pelo Grupo Globo, com a participação do Instituto Innovare, que marcou presença, por meio de debate organizado pela entidade, que reuniu juristas e representantes da sociedade civil, para discutir de que forma as produções audiovisuais podem funcionar como aliadas de garantias dos direitos.

Homenagem à resiliência do Rio Grande do Sul

O mês de maio de 2024 vai ficar guardado na memória de milhões de brasileiros, especialmente os gaúchos que vivenciaram a enchente que atingiu 478 municípios do Rio Grande do Sul. E os desafios foram enormes de todos os tipos, como os acessos bloqueados a determinadas regiões em razão das estradas e pontes devastadas ou inundadas, e até mesmo, a inacessibilidade aos prédios de diversas Instituições do Judiciário gaúcho.

Para o Cabanellos Advocacia não foi diferente. A missão de visitar pessoalmente os autores dos projetos inscritos exigiu resiliência e superação para chegar aos lugares. Uma logística complexa, mas que conseguiu ser realizada para atender ao trabalho voluntário que o escritório se propôs, e fazer com esmero seus relatórios para a comissão julgadora. Para todos que se envolveram nesse trabalho, um filme produzido pelo Cabanellos registrou viagens e deslocamentos necessários para atender às demandas importantes que precisavam ser feitas. E parte deste documento audiovisual foi apresentado na cerimônia do Prêmio Innovare.

Premiados

No mês de outubro, já haviam sido anunciadas duas práticas vencedoras. O Prêmio Destaque com o tema “Meio Ambiente e Sustentabilidade” foi para a prática “Combate à grilagem de carbono”, realizada pela Defensoria Pública do Estado do Pará.

Na categoria CNJ, a prática “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas”, criada pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, foi a vencedora.

Ressaltam-se duas práticas reconhecidas, avaliadas pelos consultores do Cabanellos Advocacia, uma do Paraná e outra do Rio Grande do Sul: categoria Tribunal: “Cão de Assistência Judiciária”, do TJPR (Menção Honrosa), e categoria Juiz, o “Projeto Partiu Aula na Justiça” (Vencedora do Prêmio).

Os vencedores desta edição, foram:

Tribunal: “Amigo Down”, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (MG)

Juiz: “Partiu Aula na Justiça”, de Porto Alegre (RS)

Ministério Público: “FPI – Fiscalização Preventiva Integrada na Bacia do Rio São Francisco”, de Salvador (BA)

Defensoria Pública: “Mirante: uma resposta à violência institucional”, do Rio de Janeiro (RJ)

Advocacia: “Advocacia indígena nos territórios: formação dos operadores indígenas de direito”, de Boa Vista (RR)

Justiça e Cidadania: “Provas Dependentes da Memória e Polícia Judiciária: ciência a serviço da melhoria do sistema de justiça criminal”, de São Paulo (SP)

Para acompanhar o evento da cerimônia de 2024, acesse o canal do Innovare no YouTube.

Todos os finalistas 2024

Conheça aqui todos os finalista da 21ª Edição do Prêmio Innovare.

Importante ressaltar que as práticas vencedoras e finalistas, ao longo destes anos em que a premiação as reconhece e divulga, ficam disponibilizadas em um “Banco de Práticas” no site do Innovare, pois são iniciativas inspiradoras que podem e devem servir de referência e serem replicadas em muitos outros contextos.

O Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Advocacia Geral da União, de associações jurídicas e conselhos de justiça do país e tem o apoio do Grupo Globo.