Comportamento dos internautas e seus efeitos

Por: Cabanellos Advocacia em 31 de 08 de 2018

A forma como uma pessoa se expressa nas redes sociais pode dizer muito sobre ela. E, cada vez mais, empresas e instituições dos mais diversos segmentos estão atentas sobre o comportamento de suas equipes na internet.

Recentemente, no dia 27 de agosto, a CCGL – Cooperativa Central Gaúcha Ltda, em Cruz Alta (RS), promoveu a palestra “Comportamento nas redes sociais e as consequências na vida profissional” para seus funcionários, trazendo Virgínia Matte Chaves, advogada responsável pela área de Direito Digital, Mídia e Entretenimento do Cabanellos Advocacia.

“Para surpresa dos gestores, mais de 100 funcionários das áreas de marketing, gestão de pessoas, administrativa, tecnológica e indústria, marcaram presença, comprovando que o assunto é de essencial compreensão”, destaca Virgínia.

A advogada ressaltou a questão profissional, mostrando que as atitudes nas redes sociais pessoais acabam gerando consequências para a vida profissional e, inclusive, para o empregador: “Mostrei exemplos práticos de que essas plataformas são fontes de informações de recrutadores e empregadores. Por isso, é muito importante cuidar tudo que será postado, pois somos constantemente analisados. Levei exemplos de casos que viraram processos cíveis, trabalhistas e até mesmo criminais em razão de publicações. Exibi casos em que empresas precisaram se posicionar nas redes sociais após postagem inadequada de funcionário. Finalizei dando dicas de comportamento nas redes sociais com o objetivo de despertar nos funcionários uma reflexão de que esses espaços virtuais não são uma ferramenta de entretenimento, mas algo que deve ser encarado com seriedade”.