INSTITUTO CIDADANIA CABANELLOS
O Direito se torna uma disciplina morta quando não está a serviço das pessoas. Construir um ambiente saudável para que elas possam estabelecer suas relações e prosperar, apoiando-se mutuamente, é um compromisso que levamos muito a sério. Ele personifica nossa crença não apenas em criar e conservar, mas em transformar o mundo em que vivemos. Dessa visão, em 2022, surge o Instituto Cidadania Cabanellos, um fórum permanente para debater – e agir – sobre as questões mais complexas e relevantes que se apresentam à sociedade brasileira contemporânea.
SÃO NOSSOS PRINCÍPIOS
Estimular o comportamento cidadão, ético e socialmente responsável; orientar as organizações para trabalharem a mudança de cultura das pessoas, desenvolvendo os valores que fundamentam visões, atitudes e comportamentos condizentes com uma sociedade igualitária e sustentável.
CONHEÇA NOSSAS AÇÕES E FAÇA PARTE DELAS
SÃO NOSSOS OBJETIVOS
Mobilização: incentivar e motivar empresários, executivos, trabalhadores, lideranças e organizações a promoverem a responsabilidade social, a ética e transparência nas relações, a prática do voluntariado e a sustentabilidade.
Informação: identificar, produzir, debater e disseminar informações sobre condutas e comportamentos éticos e socialmente responsáveis das pessoas, empresas e organizações.
Comunicação: desenvolver e operar mecanismos, processos, plataformas, sistemas, processos e instrumentos virtuais e físicos de comunicação, próprios ou de terceiros, para divulgar dados, informações e conhecimentos, bem como estimular uma ampla cultura de transparência, ética, sustentabilidade e responsabilidade social; estimular e realizar parcerias com organizações, com e sem fins lucrativos, empresas de mídia e os meios de comunicação em geral, para divulgação de conteúdo, campanhas e matérias.
Produção e promoção de palestras, conferências, seminários, lives e congressos: realizar diálogos, debates, encontros e eventos, abordando os temas relacionados a cidadania, ética, responsabilidade social e sustentabilidade, bem como promover a participação dos associados em debates, conferências e fóruns locais, nacionais e internacionais.
Promoção de estudos, pesquisas, metodologias e ferramentas: realizar estudos e pesquisas para aprofundar o conhecimento sobre conceitos e práticas de sustentabilidade e responsabilidade social, ética e transparência. Promover cursos de extensão, palestras, treinamentos, congressos, seminários, simpósios, convenções, ciclos de conferência e estudos, cursos e outros eventos assemelhados, ou concorrer para a sua realização, ou ainda deles participar, para exposição e discussão de temas predefinidos sobre matérias de seu âmbito de atuação.
Articulação de parcerias: promover parcerias e intercâmbio entre empresas e destas com organizações não governamentais; poderes públicos e agências multilaterais, instituições privadas ou públicas credenciadas de ensino superior, facilitando a convergência de iniciativas locais, nacionais e internacionais com vistas ao desenvolvimento de práticas de sustentabilidade e responsabilidade social.
Políticas públicas: estimular e apoiar iniciativas e a participação das empresas e organizações na agenda pública, ampliando as parcerias entre os setores público, privado e Terceiro Setor; promover e estimular a participação de pessoas, empresários, executivos e lideranças da sociedade civil na elaboração, e na defesa da aprovação e da implementação de políticas públicas.
Inovação: promover o engajamento da sociedade civil, das empresas privadas e das organizações na produção e na difusão de conhecimentos, visando estimular a inovação para as práticas de sustentabilidade e responsabilidade social.
Mediação e facilitação de diálogos: criar espaços de diálogo para difundir práticas e compromissos entre lideranças empresariais, políticas e da sociedade civil.
Orientação técnica: organizar grupos de trabalho para troca de experiência e cooperação na realização de ações de interesse comum da sociedade civil; participar com comentários e contribuições técnicas na elaboração de Projetos de Lei; estabelecer relações e colaborar com instituições privadas ou públicas, nacionais ou estrangeiras, visando o intercâmbio cultural e científico.
DIRETORIA
Luiz Henrique Cabanellos Schuh – Diretor-Presidente
Reinaldo Mirco Aronis – Diretor Vice-Presidente
Cláudia Beatriz Gonçalves – Diretora Financeira
Marcelo Lima Bertuol – Diretor de Relações Institucionais
Ricardo Lompa Nunes – Diretor de Cultura, Inovação e Marketing
CONSELHO DELIBERATIVO
Gizéli Belloli
Raimar Rodrigues Machado
Luiz Assi
Rafael Campos
Cristhian Homero Groff
Daniel Santoro
CONSELHO FISCAL
José Augusto de Medeiros
Diego Pereira Avelino
Daniela Leal Floriano
Henrique Belloli Schuh
Luiz Henrique Gomes