Start para o futuro

Por: Cabanellos Advocacia em 26 de 03 de 2018

Mudança é a palavra de ordem que a nova economia trouxe. E ela acontece a todo instante, nos diversos campos da sociedade – educacional, econômico, empresarial, ambiental, governamental etc.-, em uma velocidade exponencial, fazendo com que seja foco de debates profundos como acontece nos eventos promovidos pela Surya Gestão Digital com o Cabanellos Advocacia.

evento “Lead For Tomorrow”, realizado em janeiro de 2018. Foto: Larry Silva

Em encontros na sede do IEGE, como o Lead For Tomorrow* (16/1), e Tendências, Inovação: Atual momento da Advocacia (2/3) – este, exclusivo para o grupo de executivos do escritório -, assuntos como modernização do jurídico por meio de lawtechs, perfil do líder frente a uma geração de profissionais ingressando no mercado de trabalho, entregar valor para o mercado e clientes com profissionais incríveis, novos modelos de negócios, provocaram reflexões entre os presentes.

Afinal, o tal “futuro” já não é uma expressão sobre fatos estimados hoje que acontecerão num espaço de tempo distante. O “futuro” está sendo construído agora, e ele se transforma continuamente, fazendo com que as pessoas precisem rever suas crenças para acompanhar essa evolução tão rápida.

De acordo com Mateus Piveta, da Surya Gestão Digital, uma das formas de manter uma cultura de atualização contínua é propiciar um ambiente de inovação dentro da empresa, por meio de grupos, onde as ideias sejam testadas e ajustadas com agilidade – afinal, pequenas ideias podem se desdobrar em grandes realizações, em um processo que combine ações diárias, aquisições de competências mensais, estratégicas que se realizam em ciclos de vida mais curtos, criando uma rotina em que, a cada três meses, a proposta seja reavaliada com crescente domínio e criticidade. “É preciso sair do padrão mental de não se permitir sonhar por conta do tipo de profissão que exerce”, explica Luiz C. Parzianello, diretor da Surya.

Em razão das mudanças que a inovação impacta, muitas das profissões aparentemente consolidadas desparecerão**. A própria figura do líder é diferente. Ele sai de uma postura hierárquica, apenas de comando, e passa a ser um gestor de competências”, ressalta Parzianello.

evento “Tendências, Inovação…” realizado em março de 2018. Fotos: acervo Cabanellos Advocacia

/   **O FUTURO DO TRABALHO – FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL

O Futuro do Trabalho foi um dos temas do Fórum Econômico Mundial, realizado em janeiro de 2018, em Davos (Suíça), reunindo especialistas de diferentes áreas. Como resultado, divulgou um relatório que vem sendo aprimorado a cada edição, a partir de entrevistas com mais de 13 milhões de profissionais de nove grandes setores, em 15 grandes economias desenvolvidas e emergentes. Um dos dados diz que 65% das crianças que entram na escola primária hoje trabalharão em funções completamente novas que ainda não existem. Outro dado aponta que, em média, até 2020, mais de um terço dos principais conjuntos de habilidades desejadas da maioria das ocupações serão compostas por habilidades que ainda não são consideradas cruciais.

Para acessar este conteúdo, clique aqui.

/   PESSOAS INCRÍVEIS GERAM EXPERIÊNCIAS INCRÍVEIS

Essa nova engrenagem do mundo está fazendo com que todos tenham que rever seus papeis, mesmo aqueles que já estão no mercado de trabalho. E quem tem uma carreira “consolidada” também está olhando para sua própria experiência e se perguntando como poderia fazer diferente com o avanço de tecnologias realizando funções em um volume industrial, como os robôs advogados, robôs jornalistas e outras categorias.

Um modelo, destacado pela Surya, que tem trazido soluções transformadoras, é o conceito Modern Agile, de Joshua Kerievsky, adotado por organizações como Google, Amazon, AirBnb, Etsy, que enfatiza a relevância de aprender e experimentar rapidamente, ter pessoas incríveis, entregando valor continuamente.

*Para conhecer o evento Lead For Tomorrow realizado em janeiro no auditório do IEGE, acesse aqui.